Nova fábrica de peróxido de hidrogênio no Chile

Peróxidos do Brasil anuncia instalação de unidade industrial de peróxido de hidrogênio no Chile

MyH2O2 ChileClick to enlarge
Implantação dessa fábrica permitirá a eliminação de 10 mil toneladas por ano de emissões de CO2, por conta de ganhos de processos e de logística
 
Curitiba, Brasil, 03 de fevereiro de 2017– A Peróxidos do Brasil, joint venture do Grupo Solvay e PQM (Produtos Químicos Makay), vai erguer unidade de produção de peróxido de hidrogênio no Parque Industrial de Coronel, no Chile, para atender os mercados de celulose e mineração, assim como preparar base para futura demanda de aplicações em aquacultura, um segmento em expansão na região.
 
O peróxido de hidrogênio, também conhecido como água oxigenada, é um insumo químico com larga aplicação em diversos mercados, com destaque para a indústria de celulose e papel, em que é empregado na etapa de branqueamento da pasta de celulose. Também é utilizado em aplicações destinadas à agricultura, couro e peles, desinfecção de alimentos, bebidas e embalagens assépticas, meio ambiente, mineração e metalurgia, plastificantes e polímeros, produtos de uso pessoal e cosméticos, sabões e detergentes e têxteis.
 
Para a construção dessa unidade, a empresa utilizará a tecnologia desenvolvida para plantas myH2O2®, e patenteada mundialmente pela unidade global de negócios Peroxides do Grupo Solvay, que permite a instalação de mini-plantas industriais, disponibilizando até 25 mil toneladas por ano de peróxido de hidrogenio.
 
Segundo Carlos Silveira, CEO da Peróxidos do Brasil, a iniciativa permitirá o aperfeiçoamento do atendimento aos clientes da região, que atualmente são atendidos, a partir de Curitiba – PR, por uma central de distribuição localizada nas instalações da futura unidade industrial. Além disso, acrescenta, trata-se da segunda unidade com o uso dessa tecnologia myH2O2 no mundo, após a primeira que entrará em operação em 2017 no Maranhão (MA). “Essa tecnologia nos permitirá ganhar em competitividade e eliminar 10 mil toneladas por ano de carbono da atmosfera, por conta de ganhos de processos e com a logística”, diz Silveira.

De acordo com Georges Crauser, Presidente da Unidade Global de Negócios Peroxides, do Grupo Solvay, o investimento nessa unidade está em linha com a estratégia de crescimento dos negócios ligados ao peróxido de hidrogênio em todo o mundo. “Nosso objetivo é responder de forma adequada às demandas e necessidades dos clientes em todas as regiões que atuamos, utilizando todo o know how das nossas equipes comerciais e industriais ligadas ao peróxido de hidrogênio”, comenta. Segundo Crauser, o Grupo Solvay está permanentemente em discussões com vários clientes ao redor do mundo para desenvolver novas oportunidades de negócios, incluindo novas unidades myH2O2®.
 
Sobre a Peróxidos do Brasil
A Peróxidos do Brasil é uma joint venture do Grupo Solvay e a empresa PQM para fabricação de peróxido de hidrogênio e outros produtos derivados, com aplicações em diversos mercados. Maior produtora do setor na América do Sul, a Peróxidos do Brasil possui unidade industrial em Curitiba (PR), com capacidade de produção de 187 mil toneladas por ano. Atualmente constrói nova unidade no estado do Maranhão (MA) com a tecnologia myH2O2, para servir a Suzano Papel e Celulose. A Peróxidos do Brasil integra a unidade global de negócios Peroxides, do Grupo Solvay, que possui 17 plantas industriais na América do Norte, América do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e Austrália. 
Saiba mais em www.peroxidos.com.br/pt/index.html
 
Sobre o Grupo Solvay
Como um grupo internacional de química e de materiais avançados, a Solvay auxilia os clientes na inovação, no desenvolvimento e fornecimento de soluções sustentáveis de alto valor, que consomem menos energia, reduzem as emissões de CO2, otimizam o uso de recursos e melhoram a qualidade de vida no planeta. Seus produtos são utilizados em diversos mercados, tais como automotivo e aeroespacial, bens de consumo e de cuidados com a saúde e beleza, energia e meio ambiente, construção, elétricos e eletrônicos, bem como aplicações industriais. O Grupo, com sede em Bruxelas, emprega 30.900 pessoas em 53 países. Registrou em 2015 um faturamento de € 12,4 bilhões, dos quais 90% foram obtidos com vendas em atividades nas quais está entre os três líderes mundiais. A Solvay SA (SOLB.BE) está listada na Euronext, em Bruxelas e Paris (Bloomberg: SOLB.BB -Reuters: SOLB.BR). No Brasil, o Grupo também atua com a marca Rhodia.
 
Informações à imprensa:
Sobre a Rhodia e Grupo Solvay no Brasil
Press Express Comunicação
Roberto Custódio - roberto@pexpress.com.br
Marcela de Paula - marcela@pexpress.com.br
Tel. (+ 55 11) 3284 5164 ou celular (+ 55 11) 999 33 8148