myH2O2: a primeira planta satélite de peróxido de hidrogênio do mundo

A unidade industrial, operada remotamente, está instalada na fábrica da Suzano Papel e Celulose, em Imperatriz, no Estado do Maranhão, nordeste do Brasil

myH2O2Click to enlarge
São Paulo (Brasil) e Bruxelas (Bélgica), 27 de novembro de 2017– A Peróxidos do Brasil, joint venture do Grupo Solvay e PQM – Produtos Químicos Makay – colocou em operação no Brasil a primeira planta industrial satélite de peróxido de hidrogênio do mundo, com capacidade de produção de 12 mil toneladas por ano, instalada na fábrica da Suzano Papel e Celulose, em Imperatriz, no Estado do Maranhão, nordeste brasileiro.
 
Desenvolvida sob o conceito tecnológico myH2O2®, patenteado pela Peróxidos do Brasil, a unidade é uma planta on site, ou seja, nas instalações do cliente, podendo ser operada remotamente pela planta mãe da Peróxidos, instalada em Curitiba - no Estado do Paraná – a 2.670 quilômetros de distância.
 
A produção dessa planta satélite será exclusivamente de uso da fábrica de celulose da Suzano, da qual aproveitará a infraestrutura industrial, as utilidades e insumos que estão disponíveis no local.
 
“A instalação de uma planta satélite myH2O2® é perfeitamente adequada principalmente para os clientes que possuem plantas de celulose e papel instaladas em áreas mais distantes da nossa maior unidade industrial no Brasil. A nossa tecnologia oferece muitos ganhos, entre os quais competitividade, maior segurança no fornecimento, logística ajustada e redução de emissões de carbono”, disse Carlos Silveira, CEO da Peróxidos do Brasil.
 
O modelo de implantação desse tipo de planta dedicada também contribui para o desenvolvimento regional, uma vez que se trata de investimento em instalação industrial, e tem um apelo forte de sustentabilidade ao eliminar centenas de viagens de caminhão, melhorando a logística e reduzindo impacto ambiental.
 
De acordo com Georges Crauser, Presidente da Unidade Global de Negócios Peroxides, do Grupo Solvay, o investimento nessa unidade está em linha com a estratégia de crescimento dos negócios ligados ao peróxido de hidrogênio em todo o mundo. “Nosso objetivo é responder de forma adequada às demandas e necessidades dos clientes em todas as regiões que atuamos, utilizando todo o know how das nossas equipes comerciais e industriais ligadas ao peróxido de hidrogênio”, comenta.
 
Segundo Crauser, o Grupo Solvay está permanentemente em discussões com vários clientes ao redor do mundo para desenvolver novas oportunidades de negócios, incluindo novas unidades myH2O2®.

 
Inauguração – Para celebrar esse momento na história da empresa, a Peróxidos do Brasil reuniu clientes, parceiros, autoridades e o time de profissionais da empresa em dois grandes eventos, nos dia 27 e 29 de novembro. Confira as fotos aqui.